O que é Reconhecimento de Marca, e por que isso importa?

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Marca

O reconhecimento da marca é um componente vital de qualquer empresa. Não é algo intangível que você não possa ver ou ouvir. Na verdade, é o oposto!

É o uso bem sucedido de sinais visuais, auditivos e físicos para mostrar ao seu público o caráter e os atributos de sua empresa sem ter que bater na cabeça deles com ela.

Nos últimos anos, o reconhecimento da marca tornou-se uma parte essencial da publicidade e do marketing graças à interminável mangueira de água dos anúncios esguichados em nossos rostos em todos os lugares aonde vamos. Você é bombardeado com anúncios sempre que assiste a um vídeo no YouTube, joga um jogo móvel, rola seu feed de mídia social ou lê as notícias. É interminável.

Com isso em mente, vamos mergulhar em mais detalhes e ver o que é o reconhecimento da marca, por que é essencial e como você pode construir o reconhecimento de sua marca.

O que é Reconhecimento de Marca, e como funciona?

O reconhecimento visual da marca é composto de vários elementos diferentes, como seu nome comercial, logotipo, embalagem, experiência de unboxing e anúncios. Juntos, esses elementos ajudam seu público a entender o caráter e os atributos de sua marca.

Com isso em mente, as empresas visam construir o reconhecimento da marca, que é a medida em que um consumidor pode identificar corretamente um produto ou serviço após ver um desses elementos.

O objetivo final do reconhecimento da marca é atingir um nível em que seus clientes reconheçam imediatamente sua marca e lembrem-se de quem você é.

Agora, vamos dar um passo adiante e pensar em um quadro mais amplo.

Quando você imagina um de seus amigos, você só se lembra do nome deles? Ou você pensa instantaneamente no rosto deles? A última vez que você os viu? Um momento agradável que vocês tiveram juntos? Como você se sente em relação a eles? Ou se você quiser vê-los novamente muito em breve?

Quando uma marca como a sua pode alcançar esse tipo de reconhecimento, é uma mudança absoluta no jogo e pode ajudar dramaticamente a impulsionar seu sucesso. A seguir, falaremos sobre como ela pode ajudar você.

Uma das marcas mais reconhecidas no mundo é a Apple. Mas como elas chegaram lá?

Eles investem muito em sua marca. Seu departamento de marketing faz o melhor para garantir que seus elementos visuais, sonoros e físicos trabalhem de forma coesa para promover sua marca.

Vamos dar uma olhada em como a Apple usa esses elementos para impulsionar o reconhecimento de sua marca.

Pistas visuais

Pistas visuais como o logotipo da Apple, ou o swoosh da Nike são imediatamente reconhecíveis e fortalecem o reconhecimento de uma marca. Um logotipo mal projetado poderia refletir mal sobre a marca em geral, e é por isso que as empresas colocam tanto esforço no design de seus logotipos.

Um logotipo é frequentemente referido como “o rosto” de uma empresa, por isso não é de se admirar que as marcas queiram um logotipo bonito para representá-los.

Sugestões de áudio

Já assistiu a um vídeo do YouTube ou ouviu uma música com baixa qualidade de áudio? Isso prejudica a experiência geral e pode até deixar um gosto amargo na boca. 

Os especialistas em branding entendem a necessidade de áudio de alta qualidade, pois os ouvidos dos clientes são tão importantes quanto os olhos. Músicas cativantes e sucessos número um parecem incríveis porque muito trabalho e esforço são necessários para limpar o som para oferecer a melhor experiência de áudio. 

Confira qualquer comercial da Apple e preste atenção em como a música e os efeitos sonoros são nítidos e claros; não é por acaso. 

A criação de uma experiência de áudio incrível aumenta o reconhecimento da marca Apple como uma empresa que valoriza a alta qualidade.

Pistas físicas

Outra forma pela qual a Apple se diferencia da concorrência com produtos semelhantes é sua marca física. A Apple projeta seus produtos e embalagens para serem o mais suaves e confortáveis ​​possível. Os mais recentes iPhones, iPads e MacBooks são uma delícia de olhar, tocar e usar.

Eles foram uma das primeiras empresas a transformar o desempacotamento em uma experiência usando embalagens de alta qualidade e cuidadosamente embrulhando e colocando todos os extras adicionados como cabos de carregamento, adaptadores e fones de ouvido na caixa. 

Combinado com todos os seus elementos visuais e de áudio, a Apple elevou com sucesso o reconhecimento de sua marca a níveis absurdos.

Por que o reconhecimento da marca é importante

Muitas empresas vendem itens ou serviços semelhantes.

Uma das principais coisas que diferenciam uma empresa da concorrência no mercado é a sua marca e o grau de reconhecimento de marca que ela possui. 

Vamos imaginar que existem duas empresas que vendem produtos semelhantes, como esteiras de ioga. Há muito pouca diferença entre as esteiras. O fator decisivo geralmente será a marca com o nível de reconhecimento mais alto (contanto que seja positivo!), Porque os clientes tendem a confiar mais em marcas que reconhecem do que em marcas das quais nunca ouviram falar. 

Esse reconhecimento de marca é o motivo pelo qual uma empresa pode ter mais sucesso do que a outra. É por isso que, quando os clientes procuram um novo par de tênis de corrida, eles primeiro procuram a Nike em vez da concorrência.

A diferença entre o reconhecimento da marca e a consciência da marca

O reconhecimento e a notoriedade da marca são muito semelhantes, mas também muito diferentes. 

Espere. O que? 

Esses dois termos estão intimamente relacionados, mas não são a mesma coisa. 

Conforme afirmado anteriormente, o reconhecimento da marca é quando seu público pode identificar seus produtos / serviços como pertencentes à sua marca apenas com base em sinais visuais, de áudio e físicos. Em outras palavras, é se as pessoas reconhecem ou não sua empresa. 

Conscientização da marca é quando as pessoas sabem que sua empresa existe. Antes que as pessoas possam reconhecer sua marca, elas precisam estar cientes de sua existência. Você pode gastar tanto tempo e dinheiro quanto quiser no reconhecimento de sua marca, mas não importa se ninguém souber que ela existe.

Como construir o reconhecimento da marca

Veremos algumas dicas práticas e sólidas que você pode usar para ajudar a construir o reconhecimento de sua marca. Lembre-se de que o reconhecimento da marca não é apenas aumentar a conscientização, mas também criar e exibir os elementos de sua marca. Em última análise, isso ajudará as pessoas a identificar e estabelecer uma conexão com o que você está oferecendo a elas.

Saber que uma marca existe é uma coisa. Saber que uma marca existe e tem a solução para o seu problema é um nível totalmente diferente de sucesso. Use essas dicas para ajudar a destacar e mostrar o que torna sua marca diferente da concorrência e o valor que você agrega à mesa. 

Como o reconhecimento e o conhecimento da marca andam de mãos dadas, você precisará trabalhar em ambos ao mesmo tempo.

1. Crie uma identidade de marca clara

O primeiro passo é garantir que sua marca seja facilmente identificável . Isso significa que você tem um logotipo profissional que combina com o caráter da sua marca, tem uma paleta de cores da marca e já tem um tom de voz e uma história de fundo. 

Depois que tudo estiver pronto, você pode começar a construir o reconhecimento da sua marca.

2. Trabalhe no seu site

Ter um site atraente que seja rápido, útil e otimizado para classificação para palavras-chave importantes é importante para o seu sucesso. A última parte é crucial se você deseja ter sucesso, especialmente no mundo digital. Mesmo se o seu negócio for totalmente baseado em física, como cuidar de jardins ou decoração de interiores, você ainda precisa de um site profissional para ajudar no reconhecimento da sua marca. Ajuda seu público a entender quem você é como marca e o valor que agrega. 

O site deve ter os elementos de design de sua marca que mencionamos na etapa anterior. Você pode incluir informações sobre você, sua empresa e até mesmo coisas como avaliações de clientes para que os visitantes saibam o quão boa é sua marca.

3. Associe-se a sites influentes por meio de guest blogging

Uma ótima maneira de ajudar a atingir seu público-alvo é fazer um ‘ blog convidado ‘. É aqui que você escreve uma postagem no blog e a compartilha com outro site para publicar em seu nome. É uma ótima maneira de ajudar a divulgar sua marca, especialmente quando ela é postada em um site popular relevante para o seu setor. 

Para obter os melhores resultados, compartilhe informações importantes, como dicas, guias ou crie um FAQ que ajuda os leitores e se estabelece como uma figura de autoridade.

4. Atualize suas contas de mídia social

Muitas pessoas estão nas redes sociais e é uma ótima maneira de promover relacionamentos reais com seu público. Mas só é útil se suas contas de mídia social estiverem atualizadas. Isso significa que suas contas devem ter todos os elementos de design da sua marca e devem apresentar conteúdo focado no cliente que agrade ao seu público-alvo.

5. Destaque-se na multidão por ser único

Copiar a aparência de uma marca de sucesso é uma estratégia fadada ao fracasso. É sempre melhor ser único. Isso mostrará a seus clientes que você agrega valor em comparação com outras empresas semelhantes.

Ao comprar um novo telefone móvel, não há diferença entre os telefones Android, mas um iPhone é único devido ao seu formato e toque – foi o primeiro telefone com tela de toque completa.

Para você

Agora que você sabe o que é reconhecimento de marca, quais serão seus próximos passos? Se você precisa de ajuda para criar seus ativos de marca, como seu logotipo, por que não deixar o criador de logotipo Tailor Brands AI fazer isso por você?

Se você está pronto para iniciar sua jornada de branding, lembre-se de permanecer fiel ao caráter de sua marca. O reconhecimento da marca é apenas parte do quebra-cabeça. Sem qualquer consciência, você lutará para ter sucesso.

Fonte: https://www.tailorbrands.com/blog/brand-recognition

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