Logo do Whatsapp PNG com Fundo Transparente e a história do logo

0
194
Logo do WhatsApp

O logotipo da Whatsapp e a história por trás do negócio.

A WhatsApp, uma das plataformas de mensagens mais populares na era da Internet, é, sem dúvida, uma história de sucesso dos tempos modernos. Do início humilde à adaptação generalizada, a história do logotipo da WhatsApp e da empresa é o exemplo de uma pequena empresa de tecnologia que se tornou uma empresa de enorme sucesso. Neste artigo, veremos como a WhatsApp teve seu início e como seu logotipo reconhecido desempenhou um papel em seu sucesso.

História do Whatsapp

Fundadores do WhatsApp
Fundadores do WhatsApp

Brian Acton e Jan Koum, os fundadores da WhatsApp, ambos trabalharam como funcionários do Yahoo! antes de deixar a empresa. Pouco depois disso, ambos se candidataram a empregos no Facebook-jobs que, se tivessem sido aceitos, provavelmente não teriam conseguido iniciar a WhatsApp – mas foram recusados. Na época, Koum estava vivendo de suas economias do Yahoo!, com pouca direção para onde sua próxima carreira o levaria. Em 2009, porém, após comprar um iPhone, Koum teve a visão de ver que toda uma indústria estava prestes a se formar com base em aplicativos móveis. Buscando capitalizar nesta indústria em ascensão, Koum começou a explorar a possibilidade de criar um aplicativo que permitisse aos usuários móveis interagir melhor e se envolver com seus amigos, família e contatos comerciais. Em parceria com Brian Acton, Koum conseguiu convencer cinco associados do Yahoo! a financiar o aplicativo com $250.000, e em 2009 o WhatsApp foi lançado.

No entanto, foi um começo um pouco difícil para a WhatsApp. Após inúmeros acidentes e falhas, Koum ficou frustrado com o desenvolvimento do aplicativo e, segundo consta, considerou desistir totalmente do mesmo. A Acton incentivou Koum a colocá-lo “mais alguns meses” cada vez que a dupla enfrentava um contratempo.

Felizmente para os dois, a dupla de fato a colocou para fora e viu o aplicativo chegar ao seu eventual sucesso. Em fevereiro de 2013, a WhatsApp contava com 50 funcionários e 200 milhões de usuários. Pouco tempo depois disso, o Facebook comprou o aplicativo por uns impressionantes 19 bilhões de dólares – um número que se mantém como a maior aquisição do mundo até hoje.

De acordo com o blog da empresa, a WhatsApp ainda registra mais de 100 milhões de chamadas de voz por dia. Não há como discutir o sucesso da WhatsApp com números de uso como estes combinados com a compra histórica do aplicativo. Mas qual foi o papel do logotipo da WhatsApp no sucesso do aplicativo, e qual é a história deste design icônico?

O logotipo da WhatsApp

Logotipo WhatsApp
Logotipo do WhatsApp

Não se sabe muito sobre as origens do logotipo da WhatsApp. O design parece ter surgido desde o lançamento do próprio aplicativo, sugerindo que ele foi projetado pelos próprios Koum e Acton durante as etapas iniciais de desenvolvimento e lançamento do aplicativo. É claro que o design do logotipo poderia ter sido facilmente terceirizado para um designer de terceiros também – afinal, a programação do aplicativo em si foi terceirizada.

No final do dia, porém, sabemos que o design básico do logotipo do Whats App não mudou ao longo dos anos, mesmo depois que a própria empresa mudou de mãos. Isto fala da longevidade e eficácia do design e é uma prova de que um logotipo não precisa necessariamente ter uma longa e interessante história para servir ao seu propósito.

Elementos de design do logotipo do aplicativo Whats

Logo do WhatsApp
Logo WhatsApp

O logotipo e o ícone WhatsApp apresenta alguns elementos de design interessantes que podem comunicar claramente a função do aplicativo dentro de um design relativamente simplista. O WhatsApp serve como uma plataforma para mensagens instantâneas e chamadas de áudio/vídeo, e o logotipo é necessário para comunicar eficazmente essas funções. Para isso, foram utilizados dois elementos separados do design.

O primeiro destes elementos é uma bolha de texto. Desde que as mensagens instantâneas começaram, a bolha de texto tem sido a forma mais comum de simbolizar uma mensagem enviada ou recebida. Ainda hoje, quase todas as mensagens de texto recebidas são exibidas em uma destas bolhas de texto. As bolhas de texto indicando mensagens recebidas têm uma “cauda” apontando para a esquerda, enquanto as bolhas de texto indicando mensagens enviadas têm uma cauda que aponta para a direita. Ao incorporar uma bolha de texto com uma cauda apontando para a esquerda em seu logotipo, o Whats App pode significar que eles são uma aplicação de mensagens, ao mesmo tempo em que subtilmente se aproveitam da excitação que as pessoas experimentam quando vêem que receberam uma mensagem.

O designer do logotipo do WhatsApp colocou um telefone dentro da bolha de texto para comunicar a função secundária do aplicativo (chamadas de voz e vídeo). Uma coisa interessante a notar é que, embora o WhatsApp seja um aplicativo projetado para telefones celulares modernos, a parte interna do logotipo do aplicativo apresenta um telefone fixo mais antigo. Como o único objetivo de um telefone fixo é fazer chamadas em vez de um smartphone com centenas de funções, o telefone fixo no logotipo do Whats App comunica a função do aplicativo de forma mais eficaz.

A Popularidade do logotipo do Whatsapp

Como as pessoas preferem que seus telefones celulares tenham uma interface de usuário organizada e esteticamente agradável, os aplicativos móveis precisam ter um logotipo nítido e atraente. Com mais de 1 bilhão de usuários a partir de 2016, é seguro dizer que as pessoas estão inteiramente satisfeitas com a aparência do logotipo da WhatsApp em seus telefones.

Logomarca WhatsApp
Logomarca do WhatsApp

Desta forma, o logotipo da WhatsApp preenche uma das principais funções de um aplicativo móvel – não causa danos. Embora o logotipo de um aplicativo deva ser reconhecível e único, é igualmente importante que o próprio logotipo não dê ao usuário nenhum motivo para remover o aplicativo de sua página inicial ou, pior ainda, enviá-lo para o caixote do lixo. O fato de quase um sétimo da população mundial usar o WhatsApp é uma prova da simpatia e eficácia de seu logotipo como parte da interface de usuário de um telefone.

Devido a estes fatores, o design do logotipo de um aplicativo móvel vem com seu próprio conjunto de desafios e objetivos. No entanto, os designers do logotipo da WhatsApp o atingem fora do parque, e o logotipo da WhatsApp serve como um grande exemplo do que procurar pelo design do logotipo in-app.

Logo do WhatsApp em PNG com fundo transparente

Logo do WhatsApp com fundo transparente
Símbolo do WhatsApp com fundo transparente em PNG

Deixe uma resposta